Por: Erlinda Pereira

É verdinha, vistosa, nutritiva e também a queridinha de quem quer aliar beleza à saúde. Alguém aposta um palpite? Se você pensou na couve, acertou em cheio!

A couve promove a digestão regular, previne a constipação intestinal, anemia e reduz o açúcar no sangue. A hortaliça é indicada para quem busca manter uma dieta saudável e equilibrada. Isso porque ela é de fácil digestão. E uma xícara, por exemplo, possui apenas 36 calorias.

 Além disso, contém o Isotiocionato de Glucosinalato (ITC) que combate a formação de H. Phylori (Helicobaster Phylori), uma bactéria que atinge o estômago e pode levar ao câncer.

Imagens da Internet



Por ser anti-inflamatório e cicatrizante, a couve oferece uma variedade de vitaminas e minerais, além de favorecer a absolvição de outros nutrientes como o cálcio e magnésio, que são de extrema importância para a formação e funcionamento dos neurotransmissores.

Na couve, especificamente, o magnésio faz parte da clorofila, substância de coloração verde encontrada nas folha, e que tem o potencial de renovar as células do nosso organismo. Devido à alta concentração de cálcio, a couve também ajuda a prevenir a osteoporose.

Quanto mais se estuda mais benefícios são encontrados.

o   Pelo alto teor de fibra ajuda a reduzir o colesterol do organismo;

o   Vitamina K: ajuda a regular o processo anti-inflamatório do organismo. Também impede o acúmulo de cálcio nos tecidos, que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente cerebral.

o   Vitamina A: antioxidante eficaz  que aumenta a imunidade e mantém ossos e dentes saudáveis. Previne cálculos urinários e é essencial para os órgãos reprodutivos;

o   Vitamina C: Não é apenas um poderoso antioxidante, mas também reduz a pressão arterial, garante um sistema imunológico saudável e luta contra as doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.

Cardápios variados

A couve pode ser consumida de diversas formas: crua, refogada, no gelo e até mesmo como bebida. Quando o assunto é reeducação alimentar, é muito comum de se ver e ouvir receitas dos famosos sucos Detox, ou sucos desintoxicantes, se assim preferirem.   


Imagens da Internet


Eles ajudam a acelerar o metabolismo, eliminam as toxinas do organismo, agem como diuréticos, melhora o sistema imunológico, estimula o funcionamento do intestino, hidrata a pele, melhora o sono, estimula o desempenho da memória, além de aumentar a disposição.

Já experimentou fazer um? Então  anotem duas receitinhas para serem consumidas ainda em jejum.

Suco detox com couve, limão e hortelã

·         250 ml de água gelada;
·         1 folha de couve manteiga;
·         1 limão espremido;
·         Algumas folhas de hortelã.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e não precisa coar. O mesmo deve ser consumido dentro de três horas para não perder seus nutrientes

Suco detox com couve, cenoura, maça e limão

Imagens da Internet

·         250 ml de água gelada;
·         1 folha de couve manteiga;
·         1 limão espremido;
·         1/2 maçã;
·         1/3 de cenoura

 Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e não precisa coar. O mesmo deve ser consumido dentro de três horas para não perder seus nutrientes.